O que é teletrabalho?
Autor: Dr. William J. R. Gonçalves
O teletrabalho é aquela prestação de serviço realizada para o empregador, fora do ambiente da empresa, podendo ser na própria residência do empregado, ou em um escritório dividido por profissionais que prestam este tipo de serviço, ou qualquer outro centro externo ao ambiente da empresa, podendo, inclusive, ser prestado fora do país.
Qual a vantagem de ter um empregado em teletrabalho / home office?
A principal vantagem deste modelo de prestação de serviços é a redução de custo com a estrutura física da empresa (instalações, mesas, cadeiras, telefones, computadores) e custos fixos como luz e água, necessários para manter posto de trabalho. Também deve ser considerada a economia com vale transporte, refeição, transporte fornecido pela empresa, uniformes e ainda a possibilidade de se evitar o desgaste físico e mental que cada trabalhador tem com deslocamento para o trabalho (ida e volta) e que pode ser poupado, proporcionando maior satisfação aos colaboradores, fidelização, comprometimento e rendimento.
Mas a empresa deve ter atenção na escolha das tecnologias que serão utilizadas e principalmente na seleção dos colaboradores destinados a nova modalidade de prestação de serviços. Nesse momento, a atuação da assessoria jurídica especializada é fundamental para a correta avaliação do risco.